"Os Valores são os princípios indiscutiveis, que deverão servir de âncoras e alicerces à construção do que denominamos Ética de Vida.
Nós acreditamos nos Valores que, ao longo dos Séculos, têm dado provas de muito terem contribuido para dar sentido, significado e dignidade à existência humana.
Assim sendo, o Pai que somos, tem por imperativo moral de transmitir, da melhor forma que sabe, esses princípios aos seus descendentes."

Miguel Lencastre em "De um Pai para os Pais do Presente e do Futuro" - 2010

sexta-feira, 4 de maio de 2012

8 de Dezembro de 2011

CASA DOS COIMBRAS  –  REUNIÃO FAMILIAR


Missa pelas 11 horas na Capela da Nossa Senhora da Conceição da Guia, concelebrada por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Eurico Dias Nogueira, emérito Arcebispo de Braga e Primás das Espanhas, e pelo Reverendíssimo Cónego António Macedo, com homilia pelo primeiro, em honra de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Antes da Missa, o actual Administrador da Capela e Casa dos Coimbras D. António de Queiroz Vasconcelos e Lencastre proferiu, com licença de Sua Eminência, as seguintes palavras:
“Temos de nos congratular por, mais uma vez, termos a presidir a estas reuniões anuais, Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Eurico, Arcebispo emérito, a quem devemos o mais rendido agradecimento, com a homenagem da nossa muita consideração e respeito.
O orago desta capela é Nossa Senhora da Conceição da Guia, assim denominada pelo eminente arqueólogo Padre Manuel de Aguiar Barreiros.
A sua estátua, de beleza incomparável, que centraliza o retábulo do Altar, bem como as duas que a ladeiam, de Santa Ana e São Joaquim, são do notável João de Ruão. As figuras do Túmulo de Cristo já não lhe são atribuidas, mas saídas da sua oficina, por ele mesmo dirigida. Eu admito, contra a opinião do falecido professor da Universidade de Coimbra Padre Doutor Nogueira Gonçalves, em carta por ele escrita e assinada, que no grupo haja duas figuras, uma feminina e outra masculina, que poderão ser da sua autoria. O Padre Nogueira Gonçalves diz ainda que as estátuas exteriores são de Hodart e que a construção da Capela terá sido obra de um dos irmãos Castilho.
Ruão e Hodart faziam parte do grupo de biscainhos contratados por D. Diogo de Souza, que fizeram as obras na Sé e que o Dr. João de Coimbra aproveitou para erguer a esta Capela. Nas trazeiras da Sé, lá figura aquela magnífica estátua da Senhora do Leite, de João de Ruão.
Ouvidas as opiniões do distinto arqueólogo Padre Aguiar Barreiros e do docente da Universidade de Coimbra, versado em Arte, Padre Doutor Nogueira Gonçalves, reservo para o ano, se Deus me der vida e saúde, a história da Família Coimbra, sua nascença, implantação em Braga e sua introdução na Família Queirós de Vasconcelos. A entrada de Lencastre é posterior.
Vamos agora às intenções da Missa.”

As intenções da Missa formuladas pelo actual Administrador foram:

1ª. A primeira intenção será para satisfazer as disposições testamentárias do Dr. João de Coimbra, aqui depositado.

2ª. A segunda intenção será de sufrágio pelas almas das pessoas que faleceram este ano e costumavam vir a estas reuniões anuais: o primo Júlio Garcez de Lencastre, estando aqui presentes a Senhora sua Filha e sua Neta e a minha concunhada Maria do Patrocínio Magalhães Queiroz de Sousa Cardoso, estando aqui presentes sua filha Nita e seu genro Dr. Luis Pimenta de Castro Damásio.

3ª. Terceira intenção, de sufrágio pelas almas de todas as pessoas falecidas que de há trinta e tal anos para cá, terão vindo a alguma destas reuniões anuais de familiares e amigos.


Após a Missa, serviu-se um Porto de Honra nos espaços da Torre e Casa dos Coimbras, durante o qual D. Rodrigo de Coimbra de Queiroz Vasconcelos e Lencastre, neto do actual Administrador, apresentou aos presentes o novo “blog”, especialmente criado para divulgar estas reuniões anuais e publicar respectivas informações e outros acontecimentos de relevo para a Família e seus amigos. Desde finais de 2010 que o “blog” está acessível a todos os interessados, através do endereço electrónico: http://www.casadoscoimbras.blogspot.com/.


Seguiu-se um almoço convívio no Restaurante “Maia”, no Santuário do Sameiro, no fim do qual o actual Administrador D. António de Lencastre agradeceu a presença de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário