"Os Valores são os princípios indiscutiveis, que deverão servir de âncoras e alicerces à construção do que denominamos Ética de Vida.
Nós acreditamos nos Valores que, ao longo dos Séculos, têm dado provas de muito terem contribuido para dar sentido, significado e dignidade à existência humana.
Assim sendo, o Pai que somos, tem por imperativo moral de transmitir, da melhor forma que sabe, esses princípios aos seus descendentes."

Miguel Lencastre em "De um Pai para os Pais do Presente e do Futuro" - 2010

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

8 de Dezembro de 2012

Casa dos Coimbras - Reunião Familiar





Missa pelas 11 horas na Capela da Nossa Senhora da Conceição da Guia, celebrada pelo Reverendíssimo Cónego António Macedo, com homilia em honra de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Antes da Missa, o actual Administrador da Capela e Casa dos Coimbras D. António de Queiroz Vasconcelos e Lencastre proferiu, as seguintes palavras:
“Neste ano não temos a presidir a esta cerimónia Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo emérito de Braga, Primás das Espanhas, como sucedeu nos dois últimos anos. Há dias deu baixa no hospital e agora está já em casa, mas ainda muito doente.
Voltamos ao nosso Cónego António Macedo.

Na cerimónia do ano passado, nestas palavras que precederam a Missa, demorei-me a falar das belezas desta Capela Quinhentista e seus autores, anunciando que ficaria para hoje a notícia da Família Coimbra, derivada da de João de Coimbra, doutor em degredos, Provisor e Vigário Geral do Arcebispado de Braga, provindo de Lisboa, em 1505, no tempo do Arcebispo Cardeal Alpedrinha D. Jorge da Costa (1501-1505), mantido por D. Diogo de Souza, o qual faleceu em 1532 e ainda serve o Arcebispo D. Henrique, futuro Cardeal e Rei.
Segundo o heraldista, José Machado, o Dr. João de Coimbra terá tido três filhos: Cristovão, Amador e V. Manuel.
Cristovão, o mais velho e Administrador do Morgado, perfilhado em testamento, meu 10º Avô, por sua 4ª neta, Dona Serafina ser filha e herdeira única e ter casado com João de Queiroz Botelho de Vasconcelos, meu 5º Avô por varonia, vindo assim a ser minha 5ª Avó;
Amador, sendo o meu grande amigo José Nicolau Pinto Osório da Cunha Outinho seu 19º neto por sua Avó Dona Maria Amália ser 11ª neta de Amador e ter casado com Dr. Artur Pinto Osório, seu Avô.

Vamos agora às intenções da Missa.”

As intenções da Missa formuladas pelo actual Administrador foram:

“1ª. A primeira intenção será por alma do Dr. João de Coimbra, fundador desta Capela, que ele instituiu cabeça do Morgadio e nela se encontra depositado.

2ª. A segunda intenção será de sufrágio das almas, falecidas este ano: José Emídio de Souza Cardoso, meu devotado primo, dos mais assíduos assistentes a estas reuniões anuais, cuja viúva aqui está presente; Maria Emília Saavedra, minha dilecta cunhada, viúva de meu irmão José Paulo, alguns dos filhos aqui presentes; o Dr. Eurico de Melo, bom amigo que aqui veio algumas vezes, com seu irmão, o querido José Luis de Melo, antes da prolongada doença que durante tanto tempo o teve paralizado em casa, tendo aqui presente a filha Amelinha; Maria Alzira Lencastre de Freitas, nossa prima, casada com o primo José Viana Lencastre, pais de filhos, entre os quais o advogado Dr. António; por fim, em sufrágio da alma de outro meu amigo, há pouco falecido, o Arquitecto Archer.

3ª. A terceira intenção será em sufrágio das almas de todos aqueles, parentes e amigos, falecidos, que de há trinta anos para cá assistiram a algumas destas reuniões anuais, a 8 de Dezembro, nesta Capela.

4ª. A quarta intenção será dedicada à pessoa do Senhor Arcebispo emérito D. Eurico Dias Nogueira.


Após a Missa, serviu-se um Porto de Honra nos espaços da Torre e Casa dos Coimbras, seguido de um almoço convívio na nossa Casa dos Coimbras, no fim do qual o actual Administrador D. António de Lencastre agradeceu a presença de todos, felicitando de uma forma especial aqueles que, pela primeira vez, acorreram a esta reunião anual.

Sem comentários:

Enviar um comentário